Cinco vantagens de contratar uma assessoria contábil

As vantagens de contratar uma assessoria contábil

Cinco vantagens de contratar uma assessoria contábil

Empreender, especialmente no Brasil, não é uma tarefa simples. Requer tempo, dedicação e paciência para desfrutar dos objetivos almejados. Apesar disso, cada vez mais pessoas estão deixando para trás a carteira assinada em busca de novas oportunidades no universo do empreendedorismo.

Para executar uma boa gestão, o empresário precisa conciliar várias tarefas e compreender diferentes processos e estruturas da sua empresa. Por isso, engana-se quem pensa que os donos do próprio negócio usufruem de mais tempo livre que os funcionários. O empreendedor, caso queira obter sucesso, precisa, necessariamente, dispor do seu tempo e administrá-lo da melhor forma.

Mas não há motivos para pânico! Se você está pensando em se tornar empreendedor ou acabou de abrir a sua empresa, fique sabendo que é possível delegar algumas funções estratégicas do seu negócio de modo a otimizar o seu tempo. Uma forma de fazer isso é recorrendo à assessoria contábil, uma importante aliada dos gestores.

Neste artigo, listamos cinco vantagens de contratar uma assessoria contábil para a sua empresa. Leia até o final e entenda de que forma o seu negócio pode ser beneficiado.

O que é uma assessoria contábil?

Desenvolvida por profissionais de contabilidade, a assessoria contábil se faz necessária para sua empresa desde a abertura, quando deve ser determinado o correto enquadramento fiscal do negócio. A definição do regime adotado (simples, lucro real ou lucro presumido) se dá a partir disso.

É função da assessoria contábil, ainda, prestar esclarecimentos sobre todos os tributos devidos pela empresa, como os que incidem sobre a contratação de um funcionário, por exemplo.

Por meio da assessoria, torna-se possível controlar operações financeiras e fiscais e elaborar relatórios ricos de informações imprescindíveis para análise da situação patrimonial da empresa.

Quais as vantagens de contratar uma assessoria contábil?

Contar com uma assessoria contábil de confiança garante aos empresários mais tempo disponível para se dedicar a outras tarefas e menos dor de cabeça com questões burocráticas.

Uma empresa sem contabilidade, e sem acesso às informações geradas por ela, dificilmente terá condições de se manter no mercado e planejar seu futuro.

Entre as principais vantagens de contratar uma assessoria contábil, estão a redução de impostos, assertividade na tomada de decisões e controle financeiro mais efetivo.

1.Formação de preços

Para estipular preço do seu produto ou serviço, você precisa, além de estar atento à concorrência, ter um relatório completo de todos os seus gastos e custos. E mais uma vez a assessoria contábil será muito útil.

A contabilidade produz as informações necessárias para que você chegue ao preço ideal do produto. Dessa forma, será possível garantir o lucro e mantendo a fidelidade dos clientes.

A contabilidade de custos, por meio de cálculos próprios, tornou-se essencial para a correta fixação do preço da venda.

2.Segurança nas relações trabalhistas

Você sabe quanto custa contratar um funcionário? Os empresários brasileiros são os que mais pagam encargos sobre a folha de pagamento.

Além do salário, existem impostos que precisam ser assumidos pelo empregador, como o INSS e a contribuição social.

Para demitir um empregado, é muito importante estar atento aos seus direitos trabalhistas.

Para que você não se torne alvo de uma ação judicial, a assessoria contábil possibilita que a admissão ou demissão de funcionários se dê de forma legal e segura, observando os requisitos estabelecidos em lei para cada modalidade de demissão.

3.Controle de tributos

Cuidado! Você pode estar pagando mais impostos do que deve.

Os tributos são determinantes em uma empresa, pois impactam diretamente no seu faturamento.

Sabemos que a questão tributária no Brasil é bastante complexa e burocrática. Para acompanhar algumas mudanças recorrentes na taxação de impostos, o contador precisa estar por dentro de centenas de normas (leis, decretos, instruções normativas, atos, etc.) a se atualizar constantemente, o que requer atenção e muito tempo.

Pode se dizer que a gestão tributária é determinante para o sucesso ou fracasso de uma organização e uma assessoria contábil ajudar a identificar quais são os impostos devidos à sua empresa, evitando que você pague mais ou menos do que deve.

4.Auxílio na tomada de decisões

Para fazer uma boa gestão, é preciso compreender, de forma aprofundada, as receitas e despesas da sua empresa.

O relatório contábil reúne dados fundamentais sobre a realidade econômico-financeira da empresa. Ou seja, nele estão expostos os gastos, entradas, investimentos, empréstimos, entre outras informações que ajudam os empresários a terem uma visão mais ampla de seu negócio.

Dados como análise de rentabilidade, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) e Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), disponíveis no relatório contábil, são vitais para que os gestores possam tomar as decisões adequadas no momento correto.

5.Economia de tempo

Com tantas tarefas para executar, o empresário que perceber a importância de delegar determinadas funções terá mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas.

Como dito, a complexa cadeia tributária no Brasil exige estudos constantes, atualização e, consequentemente, tempo. Com um profissional experiente dedicado a isso, o empregador poupará um tempo significativo.

Agora que você já conhece as vantagens de contratar uma assessoria contábil, compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Com a DMP, você não terá só o apoio de um time de especialistas, você irá otimizar o seu tempo e obter informações estratégicas para se dedicar ao que realmente importa: o sucesso do seu negócio.

Conte com a gente! A nossa empresa cuida de tudo para você ter tempo de cuidar da sua.

Sem comentários

Comente!