A importância da assessoria jurídica preventiva para o sucesso do seu negócio

A importância da assessoria jurídica preventiva para o sucesso do seu negócio

As micro e pequenas empresas parecem estar percebendo o que as médias e grandes organizações já reconhecem: investir em uma assessoria jurídica preventiva significa reduzir transtornos, desperdício de tempo e gastos desnecessários. Isso porque o correto assessoramento jurídico possibilita ao empregador tomar decisões mais  assertivas e pautadas na legislação.

Considerando todas as suas vantagens, a advocacia preventiva não deve ser vista como despesa, mas como investimento. Ao utilizar a assessoria preventiva, o empresário é orientado por uma equipe de advogados sobre diferentes questões e áreas, evitando, dessa forma, possíveis litígios judiciais, sejam eles trabalhistas ou cíveis.

Neste post, listamos os principais benefícios de uma assessoria jurídica preventiva. Leia até o final e entenda porque trabalhar com a prevenção dos problemas continua sendo a opção mais inteligente para o empreendedor.

Orientação sobre a legislação trabalhista

Especialmente no Brasil, as questões trabalhistas costumam representar um problema exponencial, tanto pela complexidade dos casos, quanto pelo alto custo que podem acarretar. A má gestão dos passivos trabalhistas ocasiona impactos desastrosos, prejudicando seriamente o desenvolvimento das empresas.

Mas nem tudo está perdido. A boa notícia é que evitar os problemas relacionados às questões trabalhistas pode ser mais simples do que parece. Por meio de uma assessoria jurídica preventiva, os riscos causadores de uma ação são identificados antecipadamente e, sempre que possível, eliminados.

Muitas são as questões com as quais o empresário precisa se atentar:  cartões de pontos, adequação de carga horaria, pagamentos de horas extras, demissão, admissão e promoção de pessoal, entre outras. Com o auxílio de uma assessoria jurídica preventiva, a empresa consegue administrar melhor as relações trabalhistas, minimizando, ou mesmo eliminando, conflitos jurídicos.

Acompanhamento na celebração dos contratos 

Também é papel da assessoria preventiva evitar prejuízos causados por contrato mal firmados ou mal redigidos. Para tanto, cabe ao advogado averiguar e administrar todos os contratos da empresa, sejam eles de colaboração, prestação de serviços, compra e venda etc.

A finalidade de um contrato é formalizar o acordo entre duas ou mais partes, especificando suas responsabilidades e obrigações. Por isso, é essencial que o documento seja elaborado por um advogado de confiança e experiente. Dessa forma, é possível evitar o desentendimento entre contratado e contratante, quando for o caso, ou mesmo as consequências de uma rescisão inesperada.

E não são só os novos contratos que precisam de atenção. A assessoria jurídica preventiva pode e deve fazer uma revisão dos contratos que já estão em vigor, adequando-os, sempre que necessário.

Orientação nas questões tributárias e fiscais

Não é nenhuma novidade. Todo empresário sabe que a carga tributária pode afetar diretamente a saúde financeira de um negócio. No país em que vivemos, onde a questão tributária é burocrática, além de muito complexa, faz-se necessário contar com o apoio de um profissional realmente experiente.

A assessoria preventiva identifica quais tributos devem ser arrecadados e por qual entidade, fazendo com que as empresas paguem apenas os impostos devidos, e nada a mais.

Cabe à assessoria, ainda, fazer o planejamento tributário da empresa, recuperar créditos fiscais, fazer a análise de passivos e consultas, solicitar a restituição de impostos pagos indevidamente quando for o caso etc.

Diminuição de custos com honorários 

O custo de um atendimento jurídico exclusivo, contratado para solucionar uma demanda específica, pode representar um ônus significativo, certamente muito mais elevado do que o valor gasto em um contrato mensal de assessoria jurídica.

Mitigar erros recorrentes na rotina das empresas, em muitos casos, leva algumas horas, enquanto os processos judiciais podem levar muitos anos para se concretizarem. Dessa forma, a assessoria preventiva faz com que a empresa economize consideravelmente em honorários advocatícios.

Além disso, ao contratar uma assessoria jurídica, o empresário tem à sua disposição um ou mais advogados sem precisar arcar com horas extras, férias, décimo terceiro e todos os demais direitos trabalhistas.

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens da assessoria jurídica preventiva para o seu negócio, entre em contato com a gente e solicite um orçamento. O nosso compromisso é com o sucesso da sua empresa. Por isso, a DMP cuida de tudo para que você concentre todos os seus esforços, tempo e atenção no crescimento do seu negócio.

Conte com a gente para fazer sua empresa prosperar!