As vantagens do CNPJ para profissionais liberais

As vantagens do CNPJ para profissionais liberais

Médicos, dentistas, nutricionistas, jornalistas, advogados, arquitetos e por aí vai. São muitas as profissões que admitem o trabalho do profissional liberal, que possui conhecimentos específicos em uma determinada área e autonomia para executar suas atividades diárias por conta própria.

Mas apesar de usufruírem de algumas vantagens importantes, como a flexibilidade de horário e a possibilidade de ganhar um salário acima da média do mercado, os profissionais liberais precisam lidar com a alta carga tributária que acomete esta categoria de trabalho.

A boa notícia é que é possível, para o profissional liberal, obter uma redução tributária de até 21,5% por meio da formalização de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Quer saber como? Listamos, neste artigo, as principais vantagens do CNPJ para profissionais liberais interessados em reduzir o pagamento de impostos e, consequentemente, aumentar o seu lucro.

Acompanhe!

Tributos

A depender da atividade exercida pelo profissional liberal, quando formalizada a abertura de sua empresa, há a opção de se enquadrar no Regime do Simples Nacional.

Nesse regime, todos os tributos devidos pelo Empresário são unificados em um só recolhimento, cujo percentual irá variar de acordo com o faturamento dos últimos 12 meses da empresa, sendo a alíquota mínima 6% sobre os valores recebidos.

Enquanto pessoa física, o profissional liberal deve pagar, apenas de Imposto de Renda, 27,5% sobre os valores recebidos pelos serviços prestados.

Depois de algumas alterações feitas na legislação que regulariza o Simples, algumas empresas passaram a ter suas atividades transitando entre os anexos III e V. O que determina se a empresa será tributada no anexo III ou V é o método de cálculo chamado fator R.

Sem dúvida, na maioria dos casos, o enquadramento no Simples Nacional gerará uma grande economia tributária ao profissional, proporcionando, por consequência, o aumento de seus lucros.

Descontos

Ter um CNPJ proporciona mais credibilidade ao profissional que, por este motivo, acaba conseguindo com mais facilidade negociar melhores preços e formas de pagamentos com fornecedores e parceiros.

Facilidade na obtenção de crédito

Também se torna mais fácil obter créditos com instituições financeiras por meio de um CNPJ. Estas instituições costumam oferecer taxas mais baixas, prazos maiores para pagamento e linhas de crédito especificas para empresas.

Outro ponto muito importante é que o CNPJ para profissionais liberais permite acesso facilitado ao BNDES, que financia, dentre outras coisas, a compra de maquinários e equipamentos para as empresas.

Possibilidades

Ao se enquadrar em um regime tributário, é fato que as suas contas com a Receita Federal serão reduzidas. Mas, para passar de profissional liberal para empresário é necessário estar atento a pontos importantes, como a escolha do modelo tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real) e do tipo de empresa que melhor se adequa ao seu perfil.

Neste momento, é imprescindível contar com o auxílio de uma Assessoria Empresarial especializada para abrir sua empresa e cumprir todas as obrigações, atendendo às leis, normas e o orientando quanto ao recolhimento de impostos. Dessa forma, é possível evitar as dores de cabeça e transtornos no futuro.

Neste sentido, cabe ao empresário, juntamente com a Assessoria Empresarial, analisar qual a natureza jurídica ideal para o seu negócio. Entre os tipos mais comuns atualmente estão o Empresário Individual (EI), o EIRELLI e a Sociedade Limitada.

Empresário Individual (EI)

É a modalidade mais utilizada no Brasil atualmente.

O Empresário Individual (EI) exerce a atividade empresarial em seu próprio nome, entretanto, apesar de possuir CNPJ, não há distinção entre a pessoa jurídica e a pessoa física.

Assim, a responsabilidade do Empresário Individual é ilimitada, respondendo pelas obrigações da empresa tanto com o patrimônio da própria empresa quanto com seu patrimônio pessoal.

EIRELI

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada é, necessariamente, constituída por uma só pessoa titular de 100% do capital social e, como diz o próprio nome, possui responsabilidade limitada ao capital social da empresa, não se confundindo com o patrimônio pessoal do titular pessoa física.

Para poder abrir uma EIRELI, a Lei exige que o capital social seja de, no mínimo, 100 (cem) salários mínimos vigentes na data da abertura e a pessoa física só poderá ser titular de apenas uma EIRELI.

Sociedade Limitada

A Sociedade Limitada pode ser constituída por uma (sociedade unipessoal) ou mais pessoas e seu capital social é dividido em quotas que são distribuídas aos sócios de acordo com a sua participação na Sociedade.

Da mesma forma que a EIRELI, a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor de suas quotas, ou seja, limitada ao valor de sua participação no capital social da empresa, o que traz maior segurança ao Empresário.

Agora que você já sabe sobre as vantagens do CNPJ para profissionais liberais, entre em contato com a DMP para dar início ao processo de abertura da sua empresa. Nós ajudamos a rotular o regime tributário ideal e oferecemos uma assessoria contábil especializada com base no regime escolhido.

Conte com a gente para ver o seu negócio prosperar!